04 novembro 2009

Chapada Diamantina - Lençóis e Igatu

No mês de Setembro, uma representação da Escalada no Cerrado foi conferir a Chapada Diamantina, principalmente os boulders de lá.

Em Lençóis, fomos extremamente bem recebidos pelo casal Luan e Gironha, que são referência na escalada da Chapada e donos da da agência de turismo Fora da Trilha e da pousada Pouso da Trilha. Gironha é o cara que mais abre vias na área, que já conta com mais ou menos 100 vias abertas em 10 setores nas proximidades de Lençóis. As vias são de acesso fácil, nem precisa pegar carro e estão nas margens dos rios Serrano e Primavera o que proporciona banhos de cachoeira entre uma via e outra, além do visual enlouquecional (palavra que aprendemos por lá).
A escalada em Lençóis é mais desenvolvida nas vias, contando com vias de 4º a 9º. Para quem está começando é um verdadeiro parque de diversões, são várias vias de 4º, 5º e 6º grau chapeletadas. Para quem procura por vias mais difíceis já existem 9ºs e alguns projetos fortes aguardando a FA, garantia de braço tijolado! Não dá para não citar a ultra-clássica Boca de Escopeta, 7b, que o nosso anfitrião atropela descalço numa boa.
Nos boulders, Lençóis tem potencial enorme (muuuuita pedra!), e apesar de pouco explorado já conta com alguns clássicos como o Tapa no escuro V8 e o Conexão Brasília-Bahia V4.
Depois de fanfarrar em Lençóis por quase uma semana, fomos para Igatu. A cidadezinha é surreal! Já chegou a ter 9 mil habitantes no auge da exploração de diamantes, no século XIX. Hoje tem 400 habitantes e agora é cenário de filmes e minisséries por seu visual histórico.
A escalada acontece em todo lugar, até dentro das casas, pois as pedras estão por todos os lados, tudo muito perto. Os locais têm o costume de aproveitar as rochas na construção de suas moradias e como há abundância de tetos o pessoal constrói paredes em volta e tá pronta a “toca”.
Em Igatu, ficamos na hospedagem Xique-xique do Rafael da Igatu Escalada e Trekking, R$15 reais por dia. Infelizmente o cara não estava lá e ficamos sem guia para os boulders que já estão abertos. Apesar dos nativos já estarem pegando gosto pela escalada, estão mais pilhados nas vias e portanto todos os boulders fortes em Igatu foram abertos por escaladores de fora como o Carlera, Ligeirinho e os Gêmeos. Mas ainda tem muito trabalho por lá, o que não falta é pedra de qualidade pra escalar, tanto via quanto boulder. Alguns dias fazíamos sessão dupla, escaladinha matinal seguida de banho de rio no auge do calor. Depois, rango caseiro e mais escalada no fim da tarde. Bão dimais!!!


Fica então a dica: Vale muito a pena despencar mais de mil km para escalar na Bahia! E como diaria aquele baiano famoso: A Bahia é linda! Lençóis... é linda! Igatu... é linda! Subir pedra... tb é lindo!!!!!

5 Comentários:

Mendigo disse...

caralho
pico incredible!!!!

Brasil tá demais, que isso.

Anônimo disse...

lu, mas que cara de bunda!hahahah
raul

Anônimo disse...

luzune melhora essa cara

Linha disse...

Por acaso esse tal de Lu é dono de uma loja de roupa la em Cocal?

Dingo Climb disse...

que time eh esse?!!!brincadeira bicho!!
os bancarios loucos da mamae e munir tai-chi!!
hehehhehe

Postar um comentário

Resumo

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Cadenas

Rádio Escala Cerrado

  ©http://escalacerrado.blogspot.com

TOPO